ORADORES

Sónia Felgueiras, Sardinha Portuguesa

Da Tradição à Inovação: Como a Sardinha Portuguesa Se Torna uma Marca de Valor Acrescentado!

Sónia licenciou-se em Marketing no IADE e possui duas pós-graduações: uma em Branding e Gestão de Marca, pelo IADE, e outra em Marketing de Serviços (CAME), pela Universidade Católica Portuguesa.


Iniciou a sua carreira profissional na Navigator Company e, em 2014, assumiu o cargo de Marketing Manager na Roca em Portugal.


Atualmente, ocupa a função de Diretora de Marketing no grupo "O Valor do Tempo", que representa 12 marcas de diferentes setores, mas que partilham a narrativa da História de Portugal.

Sónia Felgueiras, Sardinha Portuguesa
Marco Gouveia

Marco Gouveia

Social SEO

Consultor e formador de marketing digital desde 2004, Marco Gouveia é reconhecido pela sua capacidade de colocar centenas de páginas no topo do Google através de estratégias de SEO e pela dedicação em ajudar pessoas a atingirem os seus objetivos no mundo digital.


É Google Regional Trainer e formador do Atelier Digital Google em Portugal, além de CEO da Marco Gouveia - Digital Marketing Consulting e da Escola Marketing Digital.

Em 2022, lançou o livro Marketing Digital - O Guia Completo, que já ultrapassou os 7.000 exemplares vendidos.


Marco encara cada desafio como uma oportunidade de evolução, empenhando-se em impactar e inspirar cada vez mais pessoas através do Marketing Digital.


Rita Piçarra

Work-Life Balance: porque a vida não pode esperar

Reformou-se aos 44 anos, após alcançar a independência financeira, encerrando uma carreira que se estendeu por mais de duas décadas. Durante esse período, ela desempenhou diversas funções de liderança em empresas de renome, incluindo a Microsoft e a Deloitte. Entre essas posições, destacou-se o seu papel de CFO na Microsoft Portugal, que sempre foi o seu sonho.

 

A sua carreira levou-a a viver e trabalhar em diversos países, como Espanha, Brasil, França, Estados Unidos e, claro, Portugal. Em 2016, Rita Piçarra foi reconhecida como a melhor gestora financeira da Microsoft América Latina, conquistando diversos outros prémios ao longo do seu percurso profissional.

 

Para além das suas realizações no mundo corporativo, Rita Piçarra é uma apaixonada pelo mar e por viagens. Atualmente, dedica o seu tempo à sua família, aos amigos e aos seus passatempos preferidos, como o surf, o skate e o Padel. Com o objetivo de inspirar os outros, a gestora tem sido convidada para várias palestras e publicou o seu primeiro Livro " A vida não pode esperar".

Rita Piçarra
Marta Castro, Wells

Marta Castro, Wells

O Propósito ao serviço da marca e do negócio

Marta é marketeer há mais de 25 anos e foi a força motriz por trás do recente movimento de sensibilização e normalização da conversa sobre a menopausa em Portugal. Liderou a grande campanha da Wells, desenvolvendo uma estratégia de conteúdos crosschannel que marcou um passo importante na abordagem deste tema.


Ao longo da sua carreira, geriu várias marcas e esteve à frente do lançamento de diversas áreas de negócio. Apaixonada por tudo em que se envolve, Marta tem atualmente como grande foco o bem-estar da mulher e a longevidade.


Desde o lançamento da Wells, tem sido responsável pela marca, passando por diferentes áreas no marketing de retalho, como saúde e bem-estar, beleza, ótica, audiologia, seguros de saúde, estética, nutrição, restauração, alimentar e viagens. Também esteve à frente de marcas como Go Natural, Continente, Star e Exit. Com mais de 20 anos na Sonae, iniciou a sua carreira em consultoria na área de Research & Development.

Luís Gaivão, Paez

Como fazer Rebranding de uma Marca Legacy sem perder a identidade: o caso da Paez

Com uma trajetória impressionante, Luís Gaivão passou os últimos três anos na Paez, contribuindo para moldar a história de uma marca de legado. Nos últimos dois anos, como Diretor de Marketing, liderou campanhas que combinaram estilo, propósito e uma forte conexão com o cliente.


Antes de ingressar no setor do calçado, teve uma experiência transformadora como Gestor de Comunicação no Selina Hospitality Group, onde desenvolveu narrativas de marca e criou experiências marcantes que redefiniram a indústria da hospitalidade.


Apaixonado por estratégias de marca que se destacam em mercados competitivos, Luís é movido pela inovação, por desafios e pelo desejo de transformar ideias em momentos memoráveis.


Luís Gaivão, Paez
Lia Oliveira, Nobre

Lia Oliveira, Nobre

Transformação Estratégica: Como a Nobre evoluiu de uma marca de charcutaria para um ícone no mundo alimentar

A Lia Gonzalez de Oliveira tem mais de 20 anos de experiência no universo das marcas, primeiro na consultoria e desde há 13 anos na Nobre, contribuiu para a transformação estratégica da evolução da Nobre de uma marca de charcutaria para um ícone no mundo alimentar.


Apaixonada pela inovação e por ligar as marcas às pessoas, a Lia vive o seu dia-a-dia com o propósito claro de que ter o consumidor sempre no centro das decisões é a chave para o sucesso. Entre tendências de mercado, comunicação impactante e um olhar atento para o que realmente importa, acredita que é com as pessoas certas e em equipa que superamos barreiras e criamos impacto de verdade.


Viajante, mãe de dois rapazes curiosos, marketeer e fã de histórias bem contadas, em livro ou cinema, acima de tudo são as pessoas que a inspiram.

Cláudia Trinca, Barral

Os desafios de herdar uma marca dermocosmética

Cláudia nasceu a 29 de novembro de 1992, em Lisboa, Alenquer, Portugal, e desde cedo revelou uma forte determinação em conquistar a sua independência e ingressar no mercado de trabalho. Formada em Turismo e, mais recentemente, licenciada em Gestão pela Universidade Lusófona – ISLA, construiu um percurso marcado pelo empenho e paixão pelo que faz.


Iniciou a sua carreira como account manager na ID Logistics, onde permaneceu durante 5 anos. Durante este período, desempenhou um papel essencial no desenvolvimento do departamento de logística farmacêutica, sendo responsável pela gestão de produtos de diversos laboratórios, assegurando a sua distribuição até ao consumidor final.


Em 2016, integrou os Laboratórios Atral, onde descobriu a sua paixão pelo marketing e pelas vendas. Ao longo do tempo, percorreu várias etapas profissionais, consolidando a sua experiência e entusiasmo pela indústria farmacêutica. Atualmente, é responsável pela direção comercial, marketing e vendas da empresa, com especial enfoque nas unidades de dermocosmética e OTCs.

Cláudia Trinca, Barral
Benedita Alves, Oreo

Benedita Alves, Oreo

Do Mistério à Revelação: A Estratégia por trás do Fim das Bolachas Oreo

Benedita tem um percurso académico e profissional ligado à área do marketing. Com um mestrado em Gestão, com especialização em Marketing Estratégico, concluído na Católica Lisbon School of Business and Economics, adquiriu uma base sólida para ingressar no mercado de trabalho.


Iniciou a sua experiência profissional na área de marketing, passando por empresas como a L’Oréal e a NOS Comunicações, onde desenvolveu competências em gestão de marcas, projetos e campanhas.



Atualmente, é Brand Manager na Mondelez Portugal, sendo responsável por um portfólio diversificado de marcas de bolachas, incluindo nomes bem conhecidos como Oreo, Milka Biscuits, Chips Ahoy, Triunfo, Mikado, Belvita e Prince. O seu trabalho foca-se na criação de estratégias que fortalecem a presença e relevância destas marcas no mercado português.

Daniel Pereira, La Casa de las Carcasas

Da Funcionalidade ao Estilo: como criar desejo num mercado competitivo

Daniel licenciou-se em Ciências da Comunicação com um projeto de graduação na área do Marketing na sua vertente Digital na Universidade Fernando Pessoa.

Atualmente, ocupa o cargo de Marketing Manager na La Casa de las Carcasas, onde lidera projetos estratégicos de expansão, inovação e implementação da marca.
É responsável pelo desenvolvimento de parcerias-chave e pela implementação da marca LCDLC em diversos marketplaces, incluindo a integração com a GLOVO, bem como análises de mercado e gestão de KPIs assegurando resultados consistentes e sustentáveis.
Grande parte do foco das campanhas e projetos com o foco em drive-to-store e em criar necessidades junto dos clientes, é atualmente também a pessoa responsável pelo arranque da marca KAMALION do grupo La Casa de las Carcasas na Grécia.

Antes de chegar a marketing manager da La Casa de las Carcasas, passou por projetos que serviram para cimentar alguns conceitos e aumentar a sua bagagem, nomeadamente na RESIWAY e, principalmente na Zumub, onde adquiriu experiência em gestão de parcerias estratégicas mas também a explorar todas as potencialidades do marketing de influência e a criação de necessidades para o cliente alvo.

Carlos Martins, BMW
Isabel Barbosa, Casal Garcia

Isabel Barbosa, Casal Garcia

Haja Alegria: Casal Garcia e a importância do posicionamento emocional

Com mais de 10 anos de experiência, Isabel é atualmente Global Brand Manager de Casal Garcia, onde lidera a visão estratégica, a comunicação e a inovação de uma das marcas de vinho mais icónicas de Portugal. Ao longo da sua carreira, passou por empresas de referência como a Pernod Ricard, William Grant & Sons, Microsoft e Salsa, construindo um percurso marcado pela excelência e inovação.


A sua trajetória profissional inclui vivências em cidades como Londres, Dublin, Singapura e Groningen, que lhe proporcionaram uma visão global e multicultural. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e com um Mestrado em Marketing Intelligence pela Universidade de Groningen, Isabel encontra-se agora a aprofundar os seus conhecimentos como estudante de Doutoramento em Gestão, também na FEP, especializando-se em estratégia e marketing.


A sua combinação de experiência internacional, liderança estratégica e paixão pela construção de marcas de sucesso reflete-se no trabalho que desenvolve diariamente para posicionar Casal Garcia como uma referência global.

Carlos Martins, bmw

Estratégias de Marketing Global e Local: O Desafio da BMW no mercado português

Carlos é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, possui uma Pós-Graduação em Direção Comercial e um Executive MBA pelo ISCTE, além de um Mestrado em Inovação e Empreendedorismo pela Nova SBE.


Iniciou a sua carreira na área de fabrico de vidro para a indústria automóvel, tendo mais tarde ingressado no setor do comércio automóvel. Na VW, trabalhou na área de Veículos Comerciais e, posteriormente, na Mercedes, onde desempenhou funções como Responsável de Vendas e Frotistas e Gestor de Produto.


Atualmente, integra a equipa da BMW, onde já assumiu os cargos de Responsável de Zona para a área de vendas e marketing e Country Manager para a BMW Motorrad. Desde 2019, desempenha o papel de Marketing e CRM Manager da BMW, acumulando uma experiência vasta e diversificada no setor automóvel.


Com um conhecimento profundo das áreas de vendas e marketing, Carlos está atento aos desafios que o setor automóvel enfrenta nos próximos anos, propondo-se a partilhar a sua visão e a sua experiência com todos.



Carlos Martins, BMW
Joana Bandeira, NESTUM

Joana Bandeira, nestum

Influencer marketing

Joana Bandeira é licenciada em Administração e Gestão de Empresas e possui um Mestrado em Gestão, com especialização em Marketing Estratégico, pela Universidade Católica de Lisboa.


A sua carreira começou na Unilever, em Portugal, como Assistente de Key Account Manager, e seguiu para a L’Oréal, também na área de vendas. Mais tarde, em Londres, destacou-se como Global Product & Marketing Executive na CX Loyalty, uma empresa de marketing e tecnologia.


Desde 2020, integra a Nestlé Portugal, onde gere as marcas NESTUM e Pensal, sendo responsável pela estratégia, inovação e comunicação. Joana é reconhecida pelo entusiasmo, energia e criatividade que traz a todos os projetos em que se envolve.



Ana Patrícia, Talents agency

Influencers são uma tendência? Como Parcerias Estratégicas Impulsionam o Sucesso das Marcas

Começou a dar os primeiros passos em produção de conteúdos em televisão, mas num acaso cruzou-se com o universo do marketing e rapidamente percebeu que este poderia ser o caminho - e tem sido!


Fez parte do projeto Brandfire, onde esteve responsável pela gestão de clientes e marcas, e, mais tarde, enquanto Head of Talents e Coordenadora Geral MAGG Agency.


Desde 2024 que integra a equipa da Talents, enquanto Head of Talents, com um papel importante e ativo na empresa.


Reconhece que o caminho tem sido feito de alguns (bonitos) acasos, mas principalmente de muito esforço e trabalho.


Com uma visão jovem e atualizada, o Be Insight será uma oportunidade para dar a conhecer todo o trabalho e estratégia por detrás de uma gestão de carreira.


Carlos Martins, BMW
Joana Bandeira, NESTUM

Pedro cara D'anjo, google

O Impacto da Transformação Digital no Marketing

Com cerca de 10 anos de carreira nas áreas de marketing, comunicação e e-commerce, Pedro Cara D’Anjo trabalha atualmente na sede EMEA da Google, em Dublin, onde lida com empresas de topo do mercado Português no planeamento e implementação de estratégias de marketing digital com integração de soluções de IA Google.


Passou pela Comic Con Portugal, onde liderou equipas de comunicação em eventos com mais de 50,000 participantes, tendo estado, também, encarregue da gestão dos planos de media com parceiros e gestão de imprensa de convidados nacionais e internacionais, incluindo de Hollywood. Depois de passar pela Accenture, Pedro Cara D’Anjo assumiu a liderança da gestão de marketing e e-commerce da Qatar Airways em Portugal, onde teve a seu cargo toda a criação, implementação e monitorização da estratégia da companhia aérea neste território. Ao mesmo tempo, estava encarregue da supervisão de parcerias de e-commerce para a Qatar Airways a nível Europeu, acompanhando parcerias em cerca de 10 países.


Com diversas estratégias integradas criadas em diferentes indústrias ao longo da carreira e vários prémios conquistados dentro e fora de Portugal nas áreas de e-commerce, marketing digital e eventos, Pedro Cara D’Anjo equilibra criatividade, experiência e capacidade de liderança.

Diogo mesquita, Telepizza

CRM e Fidelização: O Motor que Impulsiona o Crescimento da Telepizza

Diogo Mesquita com um Mestrado em Marketing pelo ISEG Lisbon e quase 4 anos de experiência na área de Customer e CRM, teve passagens de sucesso pela BSH e pela Sonae MC (Wells) sendo hoje o CRM & Loyalty Specialist da Telepizza Portugal.

Desenhou, implementou e é owner do Programa de Fidelização +TELEPIZZA, o que prova que a lealdade também é um ingrediente essencial para o sucesso!

Diogo Mesquita, Telepizza
Joana Bandeira, NESTUM

Mário Tarouca, Framedrop

Mário Tarouca, co-foundador da Framedrop, passou os últimos dez anos a impulsionar o crescimento no ecossistema de startups em Portugal e Espanha. Empreendedor por natureza, fundou a Breadfast antes de assumir cargos de liderança em growth e marketing. A sua experiência inclui a expansão operacional como Head of Growth na EatTasty, a gestão de vendas na Landing.jobs e a liderança de marketing PT na Unono.


Na Framedrop, Mário supervisiona operações, aquisição de clientes, retenção e monetização, garantindo a contínua expansão da empresa nos mercados globais. Apaixonado por tecnologia, inteligência artificial e a transformação digital da indústria dos media, tem sido um defensor ativo da adoção da IA para otimizar a criação de conteúdos e maximizar o impacto dos vídeos com menos esforço.

Pedro Baptista, Praxis

Desde pequeno que a família ensinou a Pedro Baptista a importância de sentir o orgulho e de lutar pela cidade de Coimbra. O cofundador e CEO da Praxis lidera hoje um projeto com uma missão: devolver a Coimbra o orgulho na sua cerveja. Torná-la novamente num símbolo, ex-libris, motivo de orgulho para os conimbricenses.

Diogo Mesquita, Telepizza
Joana Bandeira, NESTUM

Mário Gago, Pink Room

Mário Gago é co-fundador e CEO da Pink Room, um estúdio especializado no desenvolvimento de produtos digitais para smartphones. É membro dos conselhos da Subvisual Group e da Ireland Portugal Business Network e lidera o desenvolvimento de negócios no Nest Collective. Com um Mestrado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Mário dedica-se a expandir o impacto da Pink Room, através de tecnologia inovadora e práticas sustentáveis.

Ivan Ferreira

Com >6 anos de fortes e diversificadas experiências profissionais ao serviço do Turismo, considero a Gestão e a Comunicação os pilares fundamentais para o sucesso.

Saber ouvir, empatia e capacidade de adaptação são competências que me permitem tomar abordagens estratégicas e decisões assertivas.

Diogo Mesquita, Telepizza